Incubadora de Economia Criativa com foco no artesanato
Novo Horizonte, cidade conhecida pelo dinamismo de sua economia agrícola, deu um passo significativo para valorizar e impulsionar a sua veia criativa. Na manhã do último sábado, dia 26 de julho, nas dependências da Associação Cultural Prof. Sebastião de Godoy, celebrou a inauguração da INECRI - Incubadora de Economia Criativa, um projeto inovador que chega com um foco especial no artesanato local. O evento reuniu autoridades, artesãos, empreendedores e membros da comunidade, que juntos testemunharam o nascimento de um espaço dedicado ao talento e à tradição.
A INECRI surge com a missão de ser um farol para os artesãos e criadores da cidade, oferece não apenas um espaço físico, mas um ecossistema completo de apoio para que eles possam transformar sua arte em negócios sólidos. A iniciativa visa resgatar e fortalecer as tradições artesanais da região, proporcionar aos artistas ferramentas e conhecimentos essenciais para que seus produtos alcancem novos mercados.
Durante a cerimônia, Andreia Pereira, Coordenadora Técnica Cultural da Associação e responsável pelo projeto destacou a importância de projetos como a INECRI. "Nossa cidade é rica em talento e criatividade, e a economia criativa, especialmente o artesanato, tem um potencial enorme para gerar renda e identidade para o nosso povo. Com a INECRI, queremos dar aos nossos artesãos o suporte que eles precisam para prosperar", declarou.
A iniciativa foi resultado da Emenda Parlamentar da Deputada Estadual Beth Sahão que esteve na inauguração e evidenciou que “precisamos buscar iniciativas para resolver questões relacionadas à geração de emprego e renda em nossa casa e cidade, e o artesanato é uma opção promissora, tendo em vista informações do Sebrae que são aproximadamente 10 milhões de brasileiros que vivem do artesanato e movimentam R$ 50 bilhões/ano.”
Os vereadores Kall Rigamonti, Carlos Henrique Mendonça, Vasquinho e Nelson Luiz (representado por seu filho Kleberson) usaram a palavra para enaltecer a iniciativa da Associação Cultural e se comprometeram a ajudar os artesãos novorizontinos por mais incentivos públicos para a classe.
As empreendedoras criativas que farão parte do projeto Carla Simões Val (sabonetes e velas artesanais) e Dinalva Toneto Médici (bonecas de pano), declararam estarem felizes pela oportunidade e com expectativa do reconhecimento do trabalho que realizam.
Ressalte-se que todo o trabalho só foi e é possível porque a Associação Cultural Prof. Sebastião de Godoy conta com uma equipe de peso: Andreia Pereira, Maria Fernandes, Daniele Jacob e Marcio Tavares sob a presidência do Sr. Adauto Roberto de Barros.
Vanderlei Francisco da Silva que é Venerável Mestre da Loja Maçônica União de Novo Horizonte, 962, Cruz da Perfeição Maçônica, fez uso da palavra e lembrou do baluarte da Associação Cultural Sr. Vicente Guereschi, falecido há quase dois anos “o nosso irmão Vicente não foi responsável por esse trabalho inaugurado hoje, mas trabalhou incansavelmente pelo fortalecimento da Associação como ponte entre artistas e oportunidades.”
Andreia Pereira